segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PESQUISA FEITA SOBRE:

OS SETE SÁBIOS DA GRÉCIA
A tradição grega ensinava que a maioria das máximas e preceitos conhecidos por todos eram atribuídos aos sete sábios da Grécia; estes eram homens que viveram no período compreendido entre 625 e 500 antes de Cristo; eram dotados de tamanha sabedoria que alguns de seus ensinamentos foram inscritos nas paredes do templo de Apolo, na cidade de Delfos, a lista desses sábios variou com o passar dos  tempos, mas segundo Platão, filósofo grego que viveu de 428 a 348, os sábios seriam : Tales de Mileto, Periandro de Corinto, Pitaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulos de Lindo, Sólon de Atenas e Quilon de Esparta.

Ø  Tales de Mileto (640-546 a.c.), astrônomo e também matemático, é o mais antigo dos filósofos, preveu um eclipse somente olhando o comportamento dos astros.

Ø  Periandro de Corinto (627-584 a.c.). Este tinha fama de ser um sanguinário e foi um verdadeiro tirano em sua cidade, porém esta prosperou durante seu governo mesmo com o despotismo.

Ø  Pitaco de Mitilene (650-569 a.c.), famoso por sua pouca beleza, depôs o tirano local, mas afastou-se do poder depois de dez anos de governo, a ele se deve um dos primeiros registros da ''bolinha de gude'' .

Ø  Bias de Priene (século VI  a.c.). Este foi um grande poeta e orador eloquente, ganhou fama com as defesas feitas diante de juízes de sua cidade em favor de amigos. 

Ø  Cleóbulo de Lindos (600 a.c.). Escreveu mais de três mil poesias e logogrifos, inclusive o epitáfio de Midas, tradicionalmente atribuído a Homero. 

Ø  Sólon de Atenas (640-558 a.c.). Autor da lei que libertou da servidão os cidadãos atenienses escravizados por dívidas, também foi um exímio poeta lírico que compôs principalmente elegias morais e filosóficas.

Ø  Quilon de Esparta (viveu no século VI a.c.).  Poeta lúdico foi também um dos mais poderosos éforos (nome dado a cada um dos cinco magistrados e espartanos que desempenhavam essa função a cada ano), contrabalançando o poder dos reis e do senado da sua cidade, utilizando costumeiramente a mitologia para justificar a liderança política de Esparta na região de Peloponeso.

Ø  Os escadores de Mileto, em certo dia encontraram uma trípode de ouro (vaso precioso que se consagrava aos deuses ou se concedia como prêmio ao vencedor dos jogos públicos), o oráculo de Delfos ao ser consultado, ordenou que entregassem o vaso ao mais sábio dos homens, foi então oferecido a Tales de Mileto, este, porém não aceitou afirmando que havia outros com mais conhecimentos e sabedoria que ele.

Disponível em:
www.soartigos.com › Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário